Carnaval de Maragogipe

Carnaval Virtual de Maragojipe 2021

Em 2021 o Carnaval de Maragojipe será virtual.

As tradições também se reinventam nesse momento tão desafiador da Pandemia da Covid-19. Uma intensa programação que tem início no dia 12 de fevereiro, às 17h e segue até março vai encher de alegria a casa dos foliões saudosos. Seminários, concurso do Rei Momo e da Rainha, concursos de máscaras e fantasias, lives musicais com as orquestras e filarmônicas e oficinas poderão ser acompanhados AO VIVO > CLIQUE AQUI [link para canal do youtube]

Mesmo à distância, o público poderá se encantar com as máscaras, as fantasias, as músicas, as danças e todo o universo simbólico do Carnaval de Maragojipe, realizado por meio do esforço coletivo dos órgãos públicos locais e dos grupos culturais para viabilizar a programação, respeitando todas as medidas de segurança necessárias à proteção da população local e de todos os que estarão diretamente envolvidos na produção das atividades.

O Carnaval de Maragojipe tem cerca de 180 anos de tradição. É uma expressão cultural criada e mantida pelo povo, de grande relevância para a cultura do Recôncavo e da Bahia, sendo reconhecido desde 2009 como Patrimônio Cultural dos baianos pelo Instituto do Patrimônio Artístico-Cultural – IPAC.

Sustentabilidade – além de toda a alegria proporcionada pela festa online, o projeto é também um importante suporte à sustentabilidade dos grupos locais. As máscaras criadas nas oficinas e o vídeo documentário que será produzido ao longo do projeto poderão ser comercializados, gerando recursos para a manutenção das atividades desses grupos culturais.

A programação é realizada pelo Grupo Cultural Samba de Roda Samba de

Maragogó, viabilizada por meio do Projeto A Essência viva dos antigos carnavais e conta com com apoio financeiro do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural –IPAC (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Carnaval de Maragojipe

O Carnaval de Maragojipe é considerado um dos mais tradicionais do Estado da Bahia, com cerca de 180 anos de tradição. É um acontecimento que mobiliza toda a cidade, há muitos anos. Os rituais que precedem a festa, como toda a preparação para os concursos do Rei Momo e da Rainha, de mascarados, fantasiados e das marchinhas são seguidos pelas entidades carnavalescas que atuam durante toda a festa, oferecendo graça e originalidade.

Diante das novas formas como os carnavais de rua se organizam na Bahia e no Brasil, não deixa de surpreender a presença de mascarados, pierrôs e fantasias nas ruas da cidade, durante os quatro dias da folia momesca. A Sociedade Filarmônica Dois de Julho e a Philarmônica Terpsycore, patrimônios culturais dos maragojipanos, também, participam dos festejos carnavalescos.

Desde 2009, o Carnaval de Maragojipe foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Artístico Cultural (IPAC) Patrimônio Cultural Imaterial dos baianos.

Como evento, vem crescendo significativamente nos últimos 10 anos e tem grande relevância econômica para o município e região. Há uma importante movimentação da cadeia produtiva da cultura, para a criação da infraestrutura necessária à sua realização e uma ampliação do público participante. Houve um crescimento de 75% de turistas estrangeiros e 65% de outros estados brasileiros nas últimas edições. Em 2020, o Carnaval de Maragojipe atraiu um público de 100 mil pessoas da própria cidade, de outras cidades da Bahia, do Brasil e do Mundo.

Saiba mais: Cadernos do IPAC – Carnaval de Maragojipe http://www.cultura.ba.gov.br/arquivos/File/CadernoIPACmaragogipe.pdf