Foliões de todas as idades desfilaram no Concurso de Máscaras e Fantasias, que aconteceu na tarde desse domingo (14), durante a transmissão do Carnaval Virtual de Maragojipe. Ao som da Orquestra Badaró – que encantou o público com as tradicionais marchinhas – Rainhas de Copas, Bobos da Corte, Pierrots, Princesas e Alminhas exibiram suas fantasias, organizadas entre as categorias Grupo, Individual, Infantil, Luxo e Retrô. 

Senhores das Vinhas

Com influências venezianas, ibéricas e fortes raízes nas tradições afro-indígenas, o Carnaval de Maragojipe é um verdadeiro caldeirão cultural que se fortalece a cada ano, principalmente pela paixão e devoção dos maragojipanos pela festa popular. 

Vendedores de Sonhos

A comemoração contou com uma mistura de cores e sonoridades que, apesar de virtual, não deixou a animação de lado em nenhum momento. Além das máscaras e trajes luxuosos, com muito brilho, paetês e babados, que refletem as influências venezianas na confecção das fantasias, os tradicionais pierrots de cetim e as máscaras de chifre marcaram presença na apresentação, que somados aos ritmos populares, revelam a riqueza dos referenciais herdados da cultura afro.

Recordando fantasias dos antigos carnavais

 “O Grupo Cultural Samba de Roda de Maragogó é formado por pescadores, marisqueiros, músicos de filarmônicas e artistas; são pessoas que fazem a cultura de Maragojipe. Além do grupo em si, de samba de roda, temos outras manifestações que estão integradas à entidade, como os Mascarados e o Bumba Meu Boi. Promovemos projetos culturais e levamos essas manifestações para diversos lugares. Assim como o atual projeto, a Essência Viva dos Antigos Carnavais, movimentamos outros como Maragojipe Circulando, com o Samba de Roda e os Mascarados. Temos muito orgulho de fazer esse trabalho mostrando a cultura popular mais forte que é o carnaval tradicional de Maragojipe”, destacou Paulo César Fernandes, Presidente do Grupo Samba de Roda de Maragogó. 

Jasmine

Para quem perdeu a transmissão ou quer assistir de novo, o vídeo está disponível na íntegra. Confira!

https://youtu.be/wDDbcA7Z5do

Tá pensando que acabou? Na segunda (15), a programação continua com o segundo bloco do Concurso de Máscaras e Fantasias que, além da Orquestra de Badaró, terá o Baile Carnavalesca com Ronaldo Luiz e Orquestra. Os resultados do concurso, incluindo os dois dias, serão divulgados na terça-feira (16). 

O Carnaval Virtual de Maragojipe é uma realização do Grupo Cultural Samba de Roda Samba de Maragogó, por meio do Projeto A Essência viva dos antigos carnavais. Conta com apoio financeiro do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural –IPAC (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

#LeiAldirBlancBahia #ProgramaAldirBlanc #IPAC #Salvaguardapatrimonioimaterial #SecultBa #Culturaquemovimenta #culturabrasileira #cultura #culturapopular #bahia #maragojipe #carnavaldabahia #carnavalmaragojipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *