A artesã e pedagoga Rita de Cássia Bispo ensina a fazer uma máscara veneziana na oficina virtual

Ao longo de sua história, Maragojipe sempre teve contato com outras cidades do recôncavo e a capital através dos saveiros e barcos da linha de Cachoeira, os tradicionais “vapores de Cachoeira”, segundo o Professor Benedito Jorge Carvalho. No entanto, somente em 1965 foi inaugurada a estrada, com 22km de extensão, que liga Maragojipe a São Félix e tirou a cidade do isolamento. O impacto da nova estrada facilitou as relações via território e também ajudou a trazer novos rumos para o município, se expressando até mesmo na fabricação das máscaras de Carnaval, que passou a contar com detalhes mais sofisticados de customização. 

E quando o assunto é customização, a artesã e pedagoga Rita de Cássia Bispo só traz uma regra: explorar a criatividade. Na oficina virtual de Máscaras Venezianas, Rita explica o passo a passo para produzir as máscaras mais requintadas do Carnaval de Maragojipe, cuidadosamente decoradas com muitos detalhes luxuosos e temáticos, além de elementos que influenciaram fortemente a tradição de máscaras do município. 

Entre os materiais utilizados, vale explorar a criatividade. Além de tecidos, linhas e agulhas, a dica é brincar com pedrarias, paetês, panamares, ligas, arames, cetim, passadeiras, cola, EVA, malhas e calhamaços.

Separou tudo? Confira aqui a oficina completa. A atividade é gratuita e para todos!

O Carnaval Virtual de Maragojipe é uma realização do Grupo Cultural Samba de Roda Samba de Maragogó/Projeto A Essência Viva dos antigos carnavais. Conta com apoio financeiro do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural –IPAC (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

#IPAC #Salvaguardapatrimonioimaterial #SecultBa #Culturaquemovimenta #LeiAldirBlancBahia #ProgramaAldirBlanc #culturabrasileira #cultura #culturapopular #bahia #maragojipe #carnavaldabahia #carnavalmaragojipe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *