Orquestra Charanga de Bilinho com o Grupo Mascarados de Maragogipe

A Orquestra Charanga de Bilinho abriu a noite desse sábado (13) do Carnaval Virtual de Maragojipe 2021 e comandou um verdadeiro baile de máscaras. Mesmo adaptados ao palco, para atender aos protocolos de segurança impostos pela Pandemia da Covid-19, os artistas não pouparam energia para levar um pouco de alegria aos que estão em casa.

Careta dos Meus Sonhos – Rainha de Copas

Sem poupar o fôlego, a Charanga de Bilinho recebeu no palco diversos grupos de mascarados como o Mascarados de Maragogipe, Grupo Careta dos Meus Sonhos, com a fantasia de Rainha de Copas, e os Pescadores Chineses, que apresentaram suas belíssimas fantasias.

Pescadores Chineses

Ronaldo Luiz e Orquestra deram sequência à programação, apresentando o seu baile carnavalesco. Mais uma vez, os ‘Mascarados de Maragogipe’, o Careta dos meus Sonhos e o Grupo Mar da Alegria embelezaram o palco.

Ronaldo Luiz

Nunca é muito cair no ritmo sonoro dos antigos carnavais… “Menina vai, com jeito vai, senão um dia a casa cai” emenda logo com “Quem não tem seu sassarico, sassarica mesmo só, porque sem sassaricar essa vida é um nó”; “Alah, meu bom Alah, manda água pra Iôiô, manda água pra Iáiá… Alah lá ô, mais que calor!”; “Maria sapatão” e muitas outras. A escolhida para encerrar a noite foi “ìndio quer apito…”.

“A realização dessa programação é também uma forma de apoio aos grupos culturais da cidade que foram bastante impactados pelo distanciamento social, nas dimensões simbólica, cidadã e econômica”, comenta Paulo César Fernandes, coordenador do Projeto A essência vida dos Antigos Carnavais.

Criada e mantida pelo povo, o Carnaval de Maragojipe é uma tradição inscrita como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia. Sua expressividade e beleza fazem parte do cenário da cidade há quase 200 anos. As orquestras, filarmônicas, grupos de mascarados se renovam a cada geração, mantendo viva e salvaguardada essa manifestação cultural. 

Deu vontade de ver? Confira, na íntegra a apresentação de sábado:

A programação continua no domingo (14), às 16h. Clica aqui, ativa o lembrete  e não perde por nada! > https://www.youtube.com/watch?v=wDDbcA7Z5do

O Carnaval Virtual de Maragojipe é uma realização do Grupo Cultural Samba de Roda Samba de Maragogó, por meio do Projeto A Essência viva dos antigos carnavais. Conta com apoio financeiro do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural –IPAC (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

#LeiAldirBlancBahia #ProgramaAldirBlanc #IPAC #Salvaguardapatrimonioimaterial #SecultBa #Culturaquemovimenta #culturabrasileira #cultura #culturapopular #bahia #maragojipe #carnavaldabahia #carnavalmaragojipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *