“No carnaval de Maragojipe, podem ser observados aspectos que remontam a Roma Antiga, quando em homenagem a Baco, homens, mulheres e crianças saíam às ruas com seus rostos mascarados, corpos pintados, para espantar os demônios da má colheita.” [Cadernos do IPAC,3].

Não falta inspiração, talento e bom humor para o povo maragojipano se o assunto é Carnaval. A sua habilidade histórica para transformar ideias em fantasias e adereços únicos ficaram mais uma vez evidenciadas por meio da programação virtual. Mesmo sem poder desfilar pelas ruas e interagir com o público, a inventividade dos fantasiados e mascarados não deixou a desejar.

A tarde desta atípica segunda-feira de Carnaval (15) ficou mais animada com a Orquestra Badaró abrindo o desfile dos participantes do Concurso de Máscaras e Fantasias do Carnaval Virtual de Maragojipe 2021.

A primeira fantasia individual do dia, rendeu homenagens aos 100 anos de D. Cadu e à extinção dos Saveiros. Depois dela, entraram em cena o ‘Máscara Xadrez’, brincando com o tabuleiro e as peças do jogo de xadrez e ‘O corno solitário’, carregando um caixão de defunto enorme. Não teve corno para ficar sério.

Já a Boneca Falante, desfilou doçura nos seus tons de rosa. E veio toda cheia de empatia, com um cartaz sugerindo a todos o uso da máscara.

O Bobo da corte chegou todo de branco. Diferente dos bobos em geral, que geralmente escolhem misturar cores, esse pareceu ter a intenção de enviar uma mensagem de paz. Não podia faltar o Pierrot apaixonado, com sua rosa vermelha e olhos suspirantes.

O pierrot apaixonado

Vem cá, Seu Guarda, bota pra fora esse moço que está no salão brincando com pó de mico no bolso. Foi ele, foi ele sim! Foi ele quem jogou o pó em mim…

E lá vem Ronaldo Luiz e seu Baile Carnavalesco, para dar ritmo aos Grupos que também mostraram suas fantasias na tarde de hoje. Concorreram ‘Os Enfermeiros’, ‘As quituteiras’, os ‘Arco-íris’ e os ‘Coloridos’ mascarados tradicionais de chifre, enchendo a tela de brilho e muita, muita cor.

Deu vontade de ver o desfile de hoje? Liga o som aí e confere, na íntegra a apresentação desta tarde >

A programação continua amanhã, terça (16), às 16h, com o resultado do Concurso de Máscaras e Fantasias. Clica aqui, ativa o lembrete e não perde por nada > https://www.youtube.com/watch?v=TkrkAxhQ_Fw!

O Carnaval Virtual de Maragojipe é uma realização do Grupo Cultural Samba de Roda Samba de Maragogó/Projeto A Essência viva dos antigos carnavais. Conta com apoio financeiro do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural –IPAC (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

#LeiAldirBlancBahia #ProgramaAldirBlanc #IPAC #Salvaguardapatrimonioimaterial #SecultBa #Culturaquemovimenta #culturabrasileira #cultura #culturapopular #bahia #maragojipe #carnavaldabahia #carnavalmaragojipe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *