Ui, careta! Você sabe quem sou eu?

A artesã e pedagoga Rita de Cássia Bispo ensina a fazer as tradicionais máscaras de chifre

As máscaras de chifre são tão presentes na cultura de Maragojipe que é até difícil encontrar um maragojipano que nunca tenha vestido uma e virado careta ao menos uma vez na vida, em um ritual que preserva séculos de carnavais.

Se você tem vontade de desenvolver novas habilidades e criar a sua própria máscara, a oficina virtual de Máscaras Tradicionais já está disponível. A atividade é ministrada pela pedagoga Rita de Cássia Bispo, que participa ativamente das atividades culturais do município, desenvolve máscaras e costura fantasias para o Carnaval de Maragojipe. 

As máscaras tradicionais são as máscaras de chifre, feitas de tecidos coloridos e bordados, representadas como um dos principais símbolos do nosso carnaval. Entre os principais materiais utilizados estão tecidos coloridos, malhas, EVA e paetês para decorar.  

Confira aqui a atividade completa, dividida em duas partes:

O Carnaval Virtual de Maragojipe é uma realização do Grupo Cultural Samba de Roda Samba de Maragogó/Projeto A Essência Viva dos antigos carnavais. Conta com apoio financeiro do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural –IPAC (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

#IPAC #Salvaguardapatrimonioimaterial #SecultBa #Culturaquemovimenta #LeiAldirBlancBahia #ProgramaAldirBlanc #culturabrasileira #cultura #culturapopular #bahia #maragojipe #carnavaldabahia #carnavalmaragojipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *