Carnaval de Maragogipe

Samba Maragogó

O Carnaval Virtual de Maragojipe, Projeto A essência viva dos antigos carnavais é uma realização do Grupo Cultural Samba de Roda Samba de Maragogó.

Mar-a-gogó é uma criativa e divertida aglutinação das palavras mar e gogó (garganta). Remete ao modo de vida dos integrantes do grupo, pescadores e mariscadeiras que vivem na beira do mar e dos extensos manguezais, de onde tiram seu sustento e onde permanece sua sede, na comunidade Ponta do Souza; e do GOGÓ que popularmente remete à garganta, à voz. Sem outros instrumentos, o ritmo era feito no gogó e na palma da mão.

Os integrantes do grupo trazem o samba no corpo. Uma herança que transmitem de geração a geração. Nessa mesma perspectiva, o grupo assumiu como objetivo principal salvaguardar outras manifestações da cultura local como o Bumba Meu Boi, Carnaval dos Mascarados, Charanga Maragogipe e outras.

O Grupo Cultural Samba de Roda Samba de Maragogó foi criado em 3 de abril de 2006 e está constituído como Organização da Sociedade Civil (OSC) desde setembro de 2009. É formado por vinte e cinco membros distribuídos entre agricultores, pescadores e marisqueiras da comunidade de Ponta de Souza, em Maragogipe.